Palavra Pastoral com o Pr. Ricardo Souza
O LADRO DE SONHOS VOLTAR
 

 Pastoral - O Ladrão de Sonhos

 

            Os melhores sonos são aqueles interrompidos na metade, são aqueles em que em meio a um sonho lindo algo nos desperta e o fim do sonho fica a cargo de quando estamos acordados. Os melhores sonhos não são, obstante, aqueles que fruto do inconsciente trazem a tona a possibilidade de voar, tocar aquele instrumento com uma facilidade incrível ou falar outro idioma como um nativo da língua, mas são aqueles que são construídos com nosso entendimento, acordado, com pitadas de fé e muita esperança. Os melhores sonhos são aqueles que podem se tornar realidade.

            Na caminhada da vida mergulhei no universo dos sonhos, não os da alma, mas os reais e lá encontrei alguns personagens, dos principais: O Sonhador, seu irmão Ajudador, seu inimigo Opositor, o grande Construtor e eu que aqui me apresento prazer sou o Observador!!!

            Um dos grandes prazeres da vida é conhecer um sonhador, aquele que olha para um alvo e corre atrás e busca, que não se conforma com o que tem mas que busca mais que não aceita o bom, procura o melhor o excelente que acredita que sempre a um lugar a chegar, não como utopia, mas como destino certo da caminhada da vida.

            Conhecer Sonhador foi uma experiência marcante, quando o vi achei meio fora da realidade, olhando para suas qualificações e sua capacidade logo percebi que seus sonhos seriam difíceis de serem concretizados, não apenas seus sonhos, mas em especial um sonho, Sonhador sonhava ser um engenheiro do projeto de Construtor.    

            Construtor é uma figura fantástica, mas também misteriosa. Todos o admiram e até seus inimigos o respeitam, afinal de contas Ele fora o criador de todas as coisas segundo o livro sagrado. Sua bondade e misericórdia são tidos como a causa de muitos dos seres vivos continuarem vivos a toda manhã.

            Construtor tem um grande projeto de fazer com que todas as pessoas possam morar no Lar do Amor, para se chegar precisa-se de fé, esperança e Amor, chegando lá só restará o Amor. Nesse projeto construtor precisa sempre de engenheiros que habilitados por ele facilitam todo o processo para que a maior quantidade de pessoas cheguem lá.

            Sonhador não tinha as qualificações para ser engenheiro e ainda contava com a luta ferrenha de Opositor, que odeia construtor e tem como projeto impedir que o máximo de pessoas possíveis cheguem no Lar do Amor. Opositor no entanto tem um trabalho muito especifico: impedir a formação dos engenheiros...

            Sonhador, no entanto, tinha a ajuda de seu irmão, Ajudador, que como o nome indica era seu principal amigo e lhe incentivava quando ninguém acreditava nele, que o fazia sonhar mais alto, ir mais longe.

            Olhando para Sonhador e observando seus olhos brilhar ao falar de seu sonho fui sendo envolvido e pouco tempo depois passei a sonhar junto com ele seu sonho agora era meu sonho também pois quem sonha com sinceridade te motiva a sonhar junto.

            Passei a sonhar um sonho que não era meu, mas que acreditei ser possível e a cada dia a luta motivava a sonhar mais, o Opositor lançava enfermidades e barreiras, mas Sonhador continuava e nas horas mais difíceis contava com a ajuda de Construtor, que agora estava também imbuído em ajudar Sonhador conseguir realizar seu grande sonho de ser engenheiro.

            Entretanto nessa jornada surgiu um personagem inesperado, entre nós apareceu um dia o Ladrão de Sonhos, não sei como surgiu, mas parece que sempre esteve ali, não sei suas motivações, mas seu objetivo não era como o do Opositor. Há até quem possa achar que ele é  parceiro do Opositor, mas sua façanha não é paralisar Sonhador, mas roubar seu sonho e deixá-lo a mercê de uma vida sem projeto para se viver.          A crueldade é que o Ladrão de Sonhos rouba os sonhos e transforma o sonhador em uma figura sem vida e sem esperança e assim não só entra em risco o sonho como o próprio destino para o Lar do Amor.

            A princípio ele parecia amigo, parecia estar no projeto, mas na verdade era sua estratégia para nos atingir, veio sutilmente e descobri que o Ladrão de Sonhos fingia sonhar comigo, para que abrindo meu coração ele pudesse entrar e roubar muito mais, pois seu projeto não era apenas roubar um sonho, mas roubar todos os sonhos, e não apenas de sonhador, mas também os meus e quem sabe até os seus...

            Ele deu um golpe mortal em Sonhador e roubou-lhe o sonho, levou embora suas expectativas e junto o meu sonho e minhas expectativas, a tristeza se instaurou quando Sonhador e eu vimos por debaixo de sua capa quem era na verdade o Ladrão de Sonhos. Ele era, não se espante... Ajudador...

            Na caminhada não sei como mas ele mudou... Ajudador se tornou o Ladrão de Sonhos, aquele irmão companheiro se tornou um inimigo, me lembrei de Saul que um dia cedia sua armadura para o menino lutar com o gigante e no outro dia tacava lanças para matar aquele mesmo menino, lembrei de Absalão que um dia amava seu pai e desejava lhe suceder o trono e no outro queria matar o rei a assumir seu lugar a força, lembrei de Judas, o Scariotes, um dia escolhido para ser o homem de confiança o administrador, no outro traidor...

            Como isso aconteceu... O que levou o Ajudador ser o Ladrão de Sonhos. A inveja? A falta de sonhos próprios? O coração mentiroso? A falta de controle emocional? Não sei os motivos mas sei a conseqüência. O sonho do Sonhador foi roubado e agora ele está abatido, deprimido, sem esperança e quer mudar seu nome para fracassado.

            Quem é você nesta história? Certamente não é o Opositor nem o Construtor. Será como eu o Observador? Quem observa não consegue se omitir sonha também, pois não há como observar um sonhador e se alienar de seus lindos sonhos. Será você o Sonhador? Parabéns vale a pena viver e sonhar. Mas espere, você é o Ajudador, cuidado para não se tornar o Ladrão de Sonhos, pois perigo maior que ter o sonho roubado é ser aquele que rouba os sonhos dos outros.

            A já ia me esquecendo, o Ladrão de Sonhos sumiu, cheio de sonhos... Não foi mais visto, Opositor alegre foi procurar outros para se opor, e o Sonhador, está sonhando de novo, descobri que o Construtor também faz sonhos, é ele quem entrega sonhos para sonhadores... Fez um novo para Sonhador que passou a sonhar e passei a sonhar junto com ele e seu sonho agora é meu sonho também pois quem sonha com sinceridade te motiva a sonhar junto.

            O Construtor faz sonhos novos cada dia e basta ser um sonhador pra sonhar, ouvi dizer também que está próxima a mudança para o Lar do Amor e Sonhador vive dizendo uma palavra engraçada... Maranata... que quer dizer: Ora vem Senhor Jesus...

            Quem bom sonhar... sonhos que podem se tornar realidade...

 

 

 


DEIXE O SEU COMENTÁRIO

 

IGREJA METODISTA WESLEYANA EM PIABETÁ
Distrito de Magé - Primeira Região Eclesiástica
Pr. Ricardo Souza Ribeiro - Celular (21) 98490-7761
Avenida Santos do Dumont, 1649 - Piabetá - Magé - RJ

HORÁRIOS DE CULTOS
TERÇA - Culto de Oração 19h30
QUINTA - Culto de adoração 19h30
DOMINGO - EBD 09h00 - 1º Culto 17h00 - 2º Culto 19h10.